Blogs

POR QUE TER UM TEMPLATE EXCLUSIVO?

A Emporium Digital faz algo que é considerado por muitos uma perda de tempo. Existem centenas de sites com temas gratuítos para download, então por que alguém pagaria para ter um template? A resposta: branding.

Mãe, o que é branding?

De acordo com o Wikipedia inglês, brand é “uma coleção de imagens e idéias que representam uma empresa, produto ou serviço; para ser mais específico, se refere aos atributos descritivos verbais e símbolos concretos como o nome, logo, slogan e identidade visual.”. Ou seja, é a marca de algo.

“E o que é marca?” você se pergunta. Marca é o conjunto de ítens que forma a identidade de uma empresa. Por exemplo, o logo da Nike é o “swoosh”. Porém a marca da empresa é tudo que a representa: a tipografia da palavra “Nike”, o “swoosh”, até o design do próprio tênis. Tudo isto caracteriza a marca ou o brand.

De acordo com a professora e consultora em marcas Monica Sabino, “Branding é um sistema de comunicação que deixa claro porque a marca importa”. Branding então é a imagem percebida que o consumidor tem sobre um produto, serviço, empresa ou até mesmo marca. É a percepção que o consumidor tem sobre algo – esta percepção pode ser boa ou ruim.

E por que meu blog precisa de uma marca?

Mais de 90% das pessoas não sabe diferenciar o gosto da marca X de água com a marca Y. Na internet, o conteúdo é como a água: existe bastante e diferenciar a procedência é difícil caso você não veja a garrafa.

Cada pessoa tem um jeito diferente de escrever. Então por que a identidade visual dessa pessoa deve ser igual a de outras? Um design atraente e diferenciado vai fazer com que os leitores passem a ter mais interesse em seu blog. Além disto, ele não irá confundir seu blog com nenhum outro. Existem tantos temas do Blogspot gratuitos na web que cada um tem pelo menos 100 usuários dele. Ou seja, seu blog com aquele tema gratuito que você pegou é parecido com pelo menos 100 outros.

“E qual o problema disto?”. Oras, imagine se o McDonalds, Burguer King e Bobs tivessem a exata mesma identidade visual. A diferença de qualidade entre as três redes é grande, e algumas pessoas poderiam confundir um sanduíche com o outro. Imagine se alguém tivesse uma má experiência com um sanduíche do McDonalds – ela iria associar as outras duas redes com aquela experiência. Ou seja, o McDonalds fez besteira mas o Burguer King e Bobs (por terem identidades visuais iguais) vão sofrer com isto também.

Layout igual + Conteúdo diferente = Confusão

Agora aplique isto a seu blog: você tem um tema gratuito que vários outros também tem. Um blog X que tem aquele mesmo tema faz artigos sobre racismo. Quando alguém visitar o seu, vai associar os dois e passar a acreditar que você também tem conteúdo racista – mesmo você tratando de um assunto completamente diferente. Resultado: você perdeu um leitor por causa de outro blog “igual” ao seu. Você possuía um visual em comum com vários outros blogs que não tinham conteúdo algo em comum.

Você é o que você usa

O Paulo Faustino do Fique-Rico.com falou tudo: “Por melhor que a sua escrita for e por mais sabedoria que você tenha, se o design do seu blog não corresponder, de nada vale aquilo que você escreve. Num primeiro impacto os olhos decidem grande parte da acção que se vai desenrolar, pelo que regular insisto aqui no blog que um design é extremamente importante para quem pretende fidelizar os seus leitores.”

Cada pessoa tem seu estilo, seja de escrever, pensar ou até mesmo parecer. Nós da Emporium Digital incorporamos esse seu estilo ao seu layout. Através de um briefing bem elaborado, deixamos o seu blog com a sua cara – totalmente personalizado. É só conferir a opinião de nossos clientes satisfeitos.

O que você está esperando? Tenha já seu template exclusivo e seja diferente de todos os outros blogs na web. Clique aqui e peça um orçamento sem compromisso. Afinal de contas, blogar é gostoso. O difícil, deixa com a gente.

Fonte: http://xcakeblogs.com.br/
author
Daniela Milagres
Amante de Arte, Design e Poesia | Webdeveloper | Webdesigner
CEO Fundadora na Emporium Digital
Estudou Ciência da computação na Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP - Turma de 2004
"A Realidade dos loucos é o sonho dos caretas." - Raul Seixas